Para os trabalhadores que possuem carteira assinada pagar o INSS é algo muito fácil, já que o imposto é descontado da folha de pagamento pelo próprio empregador e isso, de certa forma, faz com que a maioria dos brasileiros não saibam da parte prática e burocrática de como pagar o INSS.
Os trabalhadores que exercem atividade profissional por conta própria, mais conhecidos como autônomos, também podem contribuir para o INSS. Nesse caso, para que o trabalhador garanta a sua aposentadoria quando envelhecer, é preciso fazer a inscrição no INSS como Contribuinte Individual.
Mas você sabe como um autônomo contribui para o INSS? Talvez seja um pouco complicado entender como funciona o pagamento desse imposto se você não tem uma prévia experiência e, por isso, nó criamos um guia para você que é autônomo saber como pagar o INSS. Confira:
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Faça a inscrição no PIS/NIT
Para pagar o INSS é preciso ter um cadastro no Programa de Integração Social (PIS). O número do PIS também é conhecido como NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) ou NIS (Número de Inscrição Social).
Geralmente todo cidadão que já trabalhou com carteira assinada ou prestou serviço para uma empresa/pessoa física tem um registro. Se você não sabe qual o seu número de registro, você deve procura-lo na carteira de trabalho ou ir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal e levar o seu RG.
Mas se você nunca contribuiu, é possível fazer a inscrição do PIS no site da Previdência Social e a partir daí você poderá pagar o INSS autônomo. Também é possível fazer a inscrição através do atendimento telefônico da Previdência Social, pelo telefone 135, ou em qualquer agência conveniada mais próxima de você. É necessário que você certifique que seus dados pessoais estão corretos.
Escolha o tipo de contribuição
É necessário que você escolha a categoria que irá contribuir e, nesse caso, o autônomo deve selecionar a categoria “Contribuinte Individual”. No entanto, cada opção de contribuição varia de acordo com a quantia de pagamento a ser realizada e com os direitos que você terá ao se aposentar. As opções são:
- 1007 Contribuinte Individual com recolhimento mensal;
- 1104 Contribuinte Individual com recolhimento trimestral;
- 1163 Contribuinte Individual com recolhimento mensal;
- 1180 Contribuinte Individual com recolhimento trimestral;
- 1287 Contribuinte Individual Rural com recolhimento mensal;
- 1236 Contribuinte Individual Rural com recolhimento mensal.
Preencha e pague Guia da Previdência Social (GPS)
Você deve preencher com atenção e corretamente a Guia da Previdência Social (GPS) para em seguida fazer o pagamento de sua contribuição. É importante lembrar que a GPS deve ser gerada através do site da Previdência Social ou no internet banking, com preenchimento online. A GPS também pode ser comprada em qualquer papelaria, mas deve ser preenchida manualmente.
Por fim, você deve ir ao banco ou a casa lotérica mais próxima de você para efetuar o pagamento sempre atentando ao mês de vencimento, que é sempre no dia 15 do mês subsequente ao do mês da contribuição. Não esqueça de sempre estar atento ao calendário INSS 2021 para garantir que tudo sai dentro dos conformes.